O Canal Afro

O tempo é agora…

Onde está Ângelo Assumpção?

Por: Renato Gama…

O Facebook na noite de hoje presenciou posts de resistência, lembrando os atos Racistas de Arthur Mariano (que, talvez, trocou o sobrenome que utilizava na época do Racismo, pra cair no esquecimento, Arthur Nory).
Ovacionado pela platéia e pela mídia, surge a pergunta: O que Arthur (Nory) Mariano já fez pelo Brasil? O que ele fez pra merecer disputar as olimpíadas, além de ser branco? Segundo o wikipedia, um 6° lugar, um 8° lugar, um 21° lugar, outro 6° lugar… Ter sido cometedor de Racismo talvez tenha sido seu maior triunfo, e seu maior ato de notoriedade; foi quando começou a existir pro Brasil.angelo assumpção

E Ângelo Assumpção? O que fez pra merecer estar fora das olimpíadas, além de ser negro? Um 1° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, um 3° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, um 1° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, um 1° lugar, outro 1° lugar, segundo o wikipedia? Ser o atual Campeão Mundial na Copa de São Paulo e ter deixado Diego Hypólito em 3°? Ter sido vítima de Racismo deve ter sido seu maior mérito, alem de ser negro, para estar de fora?
(Por outro lado, faz sentido que ele esteja de fora. Quem disse que essas Olimpíadas são nossas? Esses são os: Jogos Tribais Europeus de Verão. Nossos jogos seriam os: Jogos Civilizacionais Pan-Afrikanos, e com quase tudo diferente… Mas era só um parêntese mesmo pra isso não passar batido.)

Não é curioso que o caso dele se assemelhe ao caso do goleiro Aranha? O que aconteceu à torcedora do grêmio de lá pra cá? O que aconteceu ao goleiro Aranha de lá pra cá?

Povo Preto, vocês acham mesmo que nossa luta é pra ensinar branco a parar de ser Racista? Vocês realmente acreditam e acham que temos tempo pra perder com isso? Olha a condição do nosso povo. Da sua mãe. Do seu pai. Avós tios. Primos. Olha pros seus colegas pretos. Pros desconhecidos e desconhecidas pretas. Vc acha que sua energia e tempo é pra pedagogizar branco (a)? Vc acredita mais na desconstrução do branco do que na construção do seu irmão e da sua irmã preta? Aliás, por falar em Desconstrução, só é possível desconstruir aquilo que foi construído, correto? Sendo assim, em que momento da História da humanidade o povo branco foi não-racista, e dali em diante passou a ser? Quem ensinou o primeiro branco a ser racista?

Na foto, Ângelo Assumpção, medalha de ouro (mais uma) na Copa do Mundo de Ginástica Artística em São Paulo, 2015.
Na convocação em 8 de julho de 2016, Ângelo não foi chamado nem pro time de reservas, e seu pai viveu pra ver isso acontecer ao seu filho multi-campeão, o melhor disparado daquela equipe, falecendo 2 semanas após a não-convocação do filho, a menos de 1 mês do dia dos pais.
Muita energia boa pra vc, Ângelo. E que seu pai se torne um Ancestral pra iluminar ainda mais a tua vida, irmão!
Nada se compara ao Racismo. Absolutamente nada!
Uhuru!
‪#‎AngeloAssumpção‬

Navegação de Post Único

5 opiniões sobre “Onde está Ângelo Assumpção?

  1. Álvaro em disse:

    todo MEDO nasce porque fomos ATERRORIZADOS …se todos NÓS OUTROS estamos com MEDO (sim estamos, do Governo Racista) nossas ações movidas contra a “chamada discriminação” DEVEM MUDAR PARA ação Legal contra TERRORISMO…é só uma outra leitura da mesma Ação Legal.

    Curtir

    • MAGALI MENDES em disse:

      ONDE ESTÁ NOSSO ATLETA ANGELO? Está no lugar social onde colocam todos os homens negros: não podem ser exemplo, ou’ são objeto sexual ou são violentos’. Como mãe fico triste e angustiada por fazerem isso com nossos meninos, como militante negra, luto para que essa forma de extermínio da juventude negra tenha fim.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Thiago Ribeiro em disse:

    Não entendi a referência a torcedora do caso Aranha. O que importa onde ela está ou o que faz… o Aranha é um jogador de futebol e se chegar ou deixar de chegar a algum lugar vai ser por mérito próprio, independente de cor, pois isso não existe no futebol, nenhum jogador vale ou deixa de valer por cor da pele.
    Entendo talvez a sua filosofia de questionar o racismo, mas quando a pessoa tem foco, determinação, o preconceito vira um um cisco de obstáculo.
    O atleta citado, Ângelo Assumpção, é apenas um dos casos vergonhosos dessa olimpíada, mas espere, você acha que ele não foi convocado por ser negro? É sério isso? As pessoas que disputam as olimpíadas são apadrinhadas em sua maior parte, basta você olhar a genealogia de cada um ou onde estudaram, o que fizeram na vida para estar ali, sempre tem algum contato, algum familiar, amigo… é assim que eles chegam lá, seja branco ou negro.
    Entendo seu tópico, em algumas coisas concordo, em outras discordo profundamente… sei que serei criticado por alguns, mas como negro que sou, não fico me doendo por questões racistas, isso não interfere nos meus estudos, na minha luta diária. Não ligo se alguém olha pra cor da minha pele, sou uma pessoa, e respeito os outros como pessoas. Enxergo o mundo num único tom, e se você(s) fica procurando motivos raciais para suas dificuldades jamais sairá do lugar.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: