O Canal Afro

O tempo é agora…

Estudante da UFRB comete suicídio…

Lamentavelmente mais um dos nossos se foi de maneira deprimente, vitimada por esse racismo escroto e selvagem que tem sido a tônica dessa sociedade desde tempos remotos. A verdade é  que estamos no limite e precisamos encontrar um meio eficaz de neutralizar essa espécime infeliz travestida de ser humano. Na manhã deste sábado (14) uma estudante 2º semestre do curso de Engenharia de Pesca, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia –  UFRB, cometeu suicídio no interior de própria residência, na rua Ruy Barbosa, nas proximidades do antigo restaurante Fornalha, em Cruz das Almas.
Daiane Silva Santos, 23 anos, de Feira de Santana, foi encontrada por outra estudante com quem dividia o aluguel do imóvel pendurada pelo pescoço por uma canga de praia que estava presa ao telhado do banheiro, segundo informações preliminares da Polícia Militar.
Ainda segundo a PM, ao perceber que Daiane estava se debatendo, a colega tentou socorre-la, mas era tarde de mais. Foi, então, que ela saiu gritando desesperadamente em busca de socorro.campus_ufrb_bahia8
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionada, mas a jovem já estava sem sinais vitais. A notícia da morte da universitária espalhou rapidamente, atraindo vários estudantes da UFRB.
O corpo foi removido pela Polícia Técnica para o DPT de Santo Antônio de Jesus.

 

Como disse uma irmã nas redes sociais “Tanto ódio em nossa direção e um silêncio enorme que segue definhando a vida de um monte de jovens negros. Desde 2015;  Sei de 4 estudantes negros que suicidaram-se pelo Brasil. Todos morreram na moradia ou dentro do campus e alguns deixaram cartas dizendo não aguentar mais o racismo.

Eu tenho um circulo de amigos pequeno no Facebook, ainda sim compartilho esta reportagem não com todos da lista , porque tem 3 que abandonaram o doutorado por não aguentar o racismo de seus orientadores. 2 que se afastaram por não ver mais sentido lutar contra o racismo nos espaços brancos porque são espaços muito venenosos, alguns estão se apegando as alegrias e fugindo da terapia porque não estão prontos pra lidar com a dor, alguns tomando remédio controlado. Não compartilho com eles pra não ser gatilho de dor. Mas é bem ruim saber que qualquer um de nós pode ser o próximo a desistir não da universidade, mas da vida por causa desse ódio, sinto muitíssimo acompanhar de perto tanta gente adoecendo…” Li Bantu

E a Universidade o que faz? Simplesmente nada. Até porque eles são parte disso. Eles construiram essas mazelas onde o negro é o inimigo ou a parte indesejada a ser eliminada do seio da sociedade.

 Por: Afro 21

 

 

 

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: